Mato Grosso, Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitores assinam Termo de Cooperação entre universidades
BRASIL/BOLÍVIA
Reitores assinam Termo de Cooperação entre universidades
30/01/2014 16:45:11
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

Foi renovado o Termo de Cooperação (TC) entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, na última segunda-feira, 27. O Termo foi assinado pelos reitores professor Adriano Silva e Saúl Ferrufino e o prefeito Zé do PT de Porto Esperidião e o presidente da câmara, Lorgio Castedo, representante do prefeito de San Ignácio de Velasco.

O TC agora renovado foi readequado à nova realidade vivida pelas universidades dos dois países, uma vez que o original datava de 2006. “De lá para cá muita coisa mudou como, por exemplo, a criação do programa “Ciência sem fronteiras” do governo federal brasileiro e dos cursos de pós-graduação ofertados pela Unemat”, citou o vice-reitor Dionei Silva.

Entre as questões acordadas foram contemplados com o novo TC o intercâmbio entre acadêmicos, professores e pesquisadores; a cooperação entre trabalhos de pesquisa; e, o desenvolvimento de atividades específicas. O reitor Saúl Ferrufino disse estar bastante satisfeito com o novo termo de cooperação e o professor Adriano Silva, acredita na possibilidade do desenvolvimento econômico para a região de 750 km de fronteira seca entre o Brasil e a Bolívia, a partir desta assinatura.

Tanto Zé do PT quanto Lorgio Castedo, são grandes incentivadores deste acordo, lembrou Dionei Silva. “A região de fronteira é carente de desenvolvimento social, econômico, educacional e esta interação promoverá ganhos aos dois países. Este acordo pode ser um marco de desenvolvimento em todos estes aspectos”, afirmou Dionei.

A visita as dependências da universidade que possui mais de 80 mil alunos e as unidades de cursos, ao todo 55 foi encerrada ontem, 22, além do reitor e do vice-reitor da Unemat, o pró-reitor de Planejamento, o professor Francisco Lledo, acompanhou a comitiva.

Parte Técnica: Após a assinatura do TC a próxima etapa fica por conta dos professores e pesquisadores de ambas universidades que juntos traçarão ações a serem desenvolvidas em prol da fronteira dos dois países. Pesquisadores do curso de História da Unemat há algum tempo trabalham esta interação que também será fortalecida agora.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada